Respostas bíblicas para perguntas difíceis.
- Karla Luz
- 4 de dez. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de dez. de 2023
Pensar sobre a brevidade da vida não é uma tarefa simples, eu sei. Mas é exatamente isso que a gente veio fazer aqui.
Se você assistiu o documentário (eu espero que você tenha assistido) sabe que aqueles jovens tiveram que responder 3 perguntas:
Você tem medo da morte?
O que você faria se soubesse que só vai viver até os 30 anos?
O que te dá esperança?
Pare e pense um pouco sobre essas perguntas.
Você pode procurar a resposta para elas em vários lugares: na ciência, na cultura, nas ideologias, nas outras pessoas, em si mesmo…
Por que não na Bíblia?
É verdade que a Bíblia não fala de todos os assuntos existentes ou responde literalmente todas as dúvidas. Nela você não vai encontrar a receita de um bolo ou a fórmula de bhaskara, por exemplo. Essas coisas a gente encontra no Google. Entretanto, a Bíblia é o livro que serve como manual de fé e conduta para aqueles que nela creem e está repleta de conselhos e princípios que podem ajudar a responder as perguntas mais diversas, inclusive essas.
Então o que a Bíblia diz sobre esses assuntos?
1. A morte:
As Escrituras relatam que a morte não fazia parte do plano de Deus para a humanidade. Nós fomos criados para ser seres eternos, que tem um começo, mas não um fim. Entretanto, quando o homem desobedeceu a Deus e pecou contra Ele, a morte veio como uma consequência do pecado. Entendendo que Deus é o autor da vida e o pecado nos separa dele, consequentemente ao sermos separados de Deus a morte se torna uma realidade.
Mas a história não acabou aí. Deus com sua misericórdia e bondade ofereceu uma solução para que nós pudéssemos voltar para perto dele. Ele entregou seu Filho como sacrifício em nosso lugar e assim, todos aqueles que creem em Jesus recebem a vida eterna e podem experimentar novamente a presença de Deus. Dessa forma, a morte que antes era símbolo de separação é ressignificada, tornando-se parte do caminho de volta para o Pai, que é aberto por Jesus Cristo.
A Bíblia também diz que o verdadeiro amor lança fora todo o medo. Assim, podemos ficar seguros na certeza de que o grande amor de Deus está sobre nós e por isso não precisamos mais ter medo da morte ou da condenação.
2. A vida:
Salomão no livro de Eclesiastes dá alguns conselhos: coma e beba, faça festa, trabalhe, desfrute das boas coisas que você conquistar, desfrute das pessoas que estão perto de você, busque sabedoria. Viva a vida!
Aproveite esse presente da melhor forma que puder. E lembre-se, nós prestaremos conta diante de Deus por tudo o que fizemos. Por isso, o sábio aconselha ao final do livro: Tema a Deus e obedeça os seus mandamentos, porque isso é o essencial.
Mas que mandamentos são esses? Jesus os resumiu em duas coisas: Amar a Deus sobre todas as coisas (ele tem que ser o número 1 do seu coração) e amar ao próximo como ele nos amou (de forma sacrificial).
Amar a Deus é sinônimo de obediência, e amar o próximo é sinônimo de serviço.
Entregue-se para Deus e entregue-se pelos outros.
E apesar de não limitar a nossa vida em 30 anos, a Bíblia deixa claro que nossos dias são passageiros e que a morte é uma realidade que enfrentaremos, por isso, precisamos administrar bem o tempo que temos aqui, sabendo que a forma que nós vivemos os nossos dias é que definem nossos dias na eternidade.
3. O motivo da nossa esperança:
Essa resposta poderia ser resumida em uma única palavra. Ou melhor, em uma única pessoa. Jesus. Ele é a razão da nossa esperança.
Jesus ressuscitou e está preparando um lugar para o seu povo junto do Pai. Ele prometeu que voltaria para nos buscar e nos levaria para um lugar onde não há mais morte, nem choro, nem dor. Assim, sabemos que por mais que a morte, a tristeza e a dor sejam parte dessa vida, tudo isso passará. Toda lágrima será enxugada, toda ferida será curada e toda morte aniquilada.
Essa esperança ilumina também os nossos dias aqui, ao lembrar que nosso Deus está vivo e está no controle de todas as coisas. Por isso, podemos descansar na certeza de que ainda que as coisas sejam imprevisíveis para nós, nunca são para o Senhor e que tudo o que ele faz resulta em bondade para nós.
Porque Cristo vive é que podemos crer no amanhã.
Para saber mais confira na Bíblia: (Livro da Bíblia: capítulo nº. versículo nº ) Eclesiastes: 12.13-14 João: 14.1-3 Romanos: 8.28-29 1 João: 2.3,25; 3.23-24; 4.7-12, 18 Apocalipse: 21.1-4
Como usar a história de Sopro para começar conversas sobre a Bíblia?
Esse artigo explora as perguntas centrais sobre o tema brevidade da vida. Essa é uma forma de ouvir a perspectiva do outro e também apresentar as boas novas de Cristo.
Faça as 3 perguntas para a pessoa ou escolha uma delas para iniciar a conversa;
Ouça com atenção cada uma das respostas e então compartilhe sobre as reflexões feitas acima,apresentando a perspectiva bíblica sobre os assuntos da vida, da morte e da esperança. Se possível use melhor o tempo falando sobre a esperança que vem da ressurreição de Jesus e como isso enche a vida cotidiana de propósito e significado.
Comments